Escolha uma Página

Ementa Portuguesa

EPISÓDIO 09

A relação entre as culinárias brasileira e portuguesa é uma história de trocas e adaptações. Os primeiros colonizadores europeus trouxeram mantimentos de sua terra natal, mas também se depararam com a necessidade de adequar seus hábitos à oferta local de alimento. Ao longo do tempo, criou-se uma “cultura transatlântica” da comida, na qual os dois lados promoviam o intercâmbio de costumes alimentares.

O nono episódio de História da Alimentação no Brasil apresenta os pilares dessa rica culinária – a carne de porco, os frutos do mar, o pão, as hortaliças –, mostra a preparação de um prato clássico, as tripas à moda do Porto, e uma releitura do cozido à portuguesa nas mãos de um chef-estrela de Lisboa.

Personagens: Maria Antónia Góes (pesquisadora e escritora); Inês Diniz (cozinheira – Casa Inês); Ana Roldão (pesquisadora); Joaquim Ferreira dos Santos (jornalista); Virgílio Gomes (pesquisador e escritor); Antonio João Vieira (padeiro); Maria de Lourdes Modesto (pesquisadora e escritora); Rusty Marcellini (cinegrafista e cozinheiro); Graciete Rosa (comerciante); José Avillez (cozinheiro – Belcanto); Adriano Gomes (pedreiro aposentado); José Francisco (agricultor aposentado).

Locais: Alvito – Portugal; Porto – Portugal; Rio de Janeiro – Rio de Janeiro; Lisboa – Portugal; Mirandela – Portugal; Belo Horizonte – Mina Gerais.